Sobre a Revista
Âmbito
A "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente" é uma revista científica multidisciplinar que procura publicar resultados de novas pesquisas e intervenções no âmbito da Psicologia e ciências relacionadas, nestes grupos etários. Funciona como uma forma de divulgação da investigação e prática de diversos temas actuais e de elevada pertinência na área científica da Psicologia da Criança e do Adolescente. É um fórum de encontro e discussão da experiência, ideias e investigação científica fundamentais para o desenvolvimento profissional de psicólogos, docentes, investigadores e outros profissionais, assim como discentes.
A revista envolve e integra várias abordagens e quadros teóricos, incidindo essencialmente numa perspectiva desenvolvimental e ecológica. Procura artigos originais, artigos de revisão, artigos de investigação aplicada, cartas ao editor, comentários e ainda estudos de casos nas várias áreas da Psicologia: saúde, clínica, educacional, trabalho, organizações, criminal, entre outras que trabalhem com ou estejam envolvidas com o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente.
Este periódico, assumindo-se como uma revista multidiciplinar e interdisciplinar, promove a diversidade, a internacionalidade e a qualidade, o que se reflecte na aceitação de artigos de temáticas e abordagens associadas a diversas linhas de investigação e intervenção. Recebe artigos científicos em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês.
A revista contempla, também, trabalhos relacionados com a intervenção, desde que devidamente fundamentada e avaliada, assim como, possui espaço para resumos de dissertações e teses.
De modo a promover e a manter a qualidade científica dos artigos e demais colaborações, contamos com um conselho científico de investigadores nacionais e estrangeiros, especializados directamente ou indirectamente na área da Psicologia da Criança e do Adolescente e noutras áreas associadas. O conselho científico realizará a revisão cega entre pares dos trabalhos submetidos e dará o seu parecer.
Esta revista é editada pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, com uma periodicidade semestral, e publica fascículos com perfil genérico e, periodicamente, com carácter temático.
A "Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente" pode ser adquirida através de assinatura ou mediante aquisição avulsa, e pretende estabelecer um sistema de permuta com revistas nacionais e estrangeiras.
Processo de Revisão por Pares
Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelo editor. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis pela "Revista Psicologia da Criança e do Adolescente" serão encaminhados aos membros do Conselho Científico ad hoc para emissão de parecer.
Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades:
- aceitação integral;
- aceitação com reformulações;
- recusa integral. Em qualquer desses casos, o autor será comunicado.
Para efetivar a publicação é necessário, ainda, que todas as alterações realizadas pelos) autores), sejam discriminadas, informadas/destacadas no texto revisado, que deve ser enviado por email.
O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.
- A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.
Periodicidade
A RPCA é publicada duas vezes por ano.
Política de Acesso Aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.