Castro Marim: o castelo e o forte como elementos estruturantes do tecido urbano
Palavras-chave:
Castelo de Castro Marim, Dinamização cultural, Forte de São Sebastião, Identidade, Património, SalvaguardaResumo
Castro Marim é uma vila do interior algarvio que se caracteriza pela sua grande diversidade patrimonial (edificada, natural e cultural). O presente estudo tem por objectivo principal reflectir acerca da preservação, dinamização, divulgação e valorização cultural desta vila. Pretende-se levantar questões acerca do crescimento e consolidação da malha urbana, através dos elementos construídos de carácter militar: o Castelo de Castro Marim e o Forte de São Sebastião, aliados à Cerca Seiscentista, ao Revelim de Santo António e à Bateria do Registo, de forma a compreender o desenho urbano actual e como estes dois elementos estruturaram o tecido urbano ao longo dos séculos.
Referências
ALEGRIA, José Alberto (coord.) – Plano Global e Valorização do(s) Património(s) do concelho de Castro Marim – Saberes da História e da Natureza. Castro Marim: Município de Castro Marim, 2009. ISBN 29585009.
ALMEIDA, General João de – Ao Serviço do Império x Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses: Volume III (Distritos de Portalegre, Évora, Beja e Faro). Lisboa: s.n., 1947.
LYNCH, Kevin – A Imagem da Cidade. Lisboa: Edições 70, 2003. P. 13. ISBN 9724403793.
FRAGATA, Liliane Nogueira – O Castelo e o Forte de São Sebastião como elementos estruturantes do tecido urbano. Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura. Universidade Lusíada de Lisboa, 2010.
MAGALHÃES, Natércia – Algarve Castelos, Cercas e Fortalezas. Lisboa: Letras Várias, 2008. ISBN 9789899597402.
MOREIRA, Maria da Conceição – Apontamentos Históricos sobre Castro Marim. Lisboa: Serviço Nacional de Parques, 1979.
MOURA, Jacinto José do Nascimento – Castro Marim, Baluarte da Cristandade. Conferencia pronunciada em Castro Marim nas Comemorações Algarvias do V Centenário da Morte do Infante
D. Henriques. Faro: Câmara Municipal de Faro; 1960.
ORTIGÃO, Ramalho – O Culto da Arte em Portugal. Lisboa: Esfera da Caos Editores Lda., 2006. ISBN 9898025131.