Os materiais e a sustentabilidade

Autores

  • Ana Isabel Vilaça da Silva Gouveia Carreiras

Resumo

O tema da sustentabilidade e o impacto que as atividades de todos os setores têm no ambiente, é um tema atual e que não se encontra de modo algum esgotado.

O setor da construção e suas atividades, têm um papel preponderante nas atividades económicas, políticas e sociais.

Neste sentido, esta exposição pretende abrir bases para reflexão, que se colocam no setor da construção e suas atividades, e no impacto que estas têm no espaço envolvente.

Tratando-se de uma abordagem a nível académico, tem sentido, fazer referência a algumas normas e legislação, que têm surgido ao longo dos anos e que tem acompanhado as crescentes preocupações sobre o ambiente e a sua sustentabilidade.

Estando nós no seio de uma universidade, na qual se formam futuros arquitetos e profissionais de outros setores, tem todo o sentido abordar a questão dos materiais e a sua sustentabilidade, assim como, os critérios de escolha que devem prevalecer, no âmbito do projeto e as consequências provenientes para o mundo global, quando existe uma escolha errada.

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Impacto ambiental, Construção sustentável

Biografia Autor

Ana Isabel Vilaça da Silva Gouveia Carreiras

Arquitecta licenciada pela ESBAL ( Julho de 1985). Mestra em Tecnologia da Arquitectura e Qualidade Ambiental pela F.A. – U.T.L.(Março de 1998). Curso de Designer de Interiores e de Equipamento Geral pelo IADE (1980). Curso de Artesanato pelo IADE (1979). Curso de Design Industrial pelo IADE (1979). Curso de História de Interiores e Mobiliário (1980) Assistente na Universidade Lusíada de Lisboa, desde 1989, nas cadeiras Tecnológicas de Construções I, II e IV, Materiais e Materiais Aplicados, Edificações e Sistemas Construtivos, tendo passado ainda pelas cadeiras de Projeto III e V. Colaboradora, , como arquiteta, de SANTOS PINHEIRO – ARQUITECTOS ASSOCIADOS LDA. (de Dezembro de 2000 até Novembro de 2010). Colaboradora, como arquiteta, na Glintt – Business Solutions (desde Novembro de 2010).

Referências

PINHEIRO, Manuel Duarte – ambiente e construção sustentável. Instituto do Ambiente. 2006 ISBN 972-8577-32-X

TORGAL, F. Pacheco, JALALI, Said – A sustentabilidade dos materiais de construção. TecMinho. 2010. ISBN 978-972-8600-22-8

MATEUS, Ricardo Filipe Mesquita da Silva – Avaliação da sustentabilidade da construção - Propostas para o desenvolvimento de edifícios mais sustentáveis, tese de doutoramento, engenharia civil/processos de construção

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Carreiras, A. I. V. da S. G. (2016). Os materiais e a sustentabilidade. Revista Arquitectura Lusíada, (7), 35–44. Obtido de http://revistas-prod.lis.ulusiada.pt/index.php/ral/article/view/2328

Edição

Secção

Artigos