A divulgação voluntária de Informação não Financeira pelas Entidades Portuguesas premiadas e não premiadas – Análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.34628/c0c9-y166Palavras-chave:
Práticas de responsabilidade social, Responsabilidade socialResumo
Responsabilidade Social (RS) ganhou um interesse alargado na última década, sendo hoje considerada pelas organizações como uma crucial ferramenta de comunicação.
O nosso principal objetivo é comparar o nível de divulgação voluntária de informação entre instituições premiadas e as demais, que sejam semelhantes em idade, localização e setor de atividade, contribuindo assim para a identificação dos tópicos essenciais da divulgação voluntária de informação, para compreender os aspetos considerados mais relevantes aquando da divulgação de práticas de RS.
Para o efeito, foram consideradas como amostra as instituições premiadas pelo prémio “Maria José Nogueira Pinto”, realizado anualmente em Portugal, no período entre 2012 e 2021, que inclui todas as edições realizadas. Foi realizada uma análise exploratória dos conteúdos dos websites das instituições sob estudo, para catalogar e avaliar a existência ou não de informação no âmbito da RS, o seu destaque, bem como a identificação de temas comuns nos grupos em análise.
É espectável que as organizações premiadas sejam mais ativas na divulgação das práticas de RS e que seus websites, incluam áreas exclusivas para a divulgação de seus projetos, expondo os princípios de RS em que se baseiam para tal. Em comparação, as organizações não premiadas, espera-se que tenham menos foco na divulgação dos projetos em que participam ou, mesmo que o façam, seja num nível muito mais discreto, demonstrando uma preocupação menor com este tópico.
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