Normas

POLÍTICA EDITORIAL

  • A revista "Intervenção Social" destina-se à publicação de trabalhos sobre temas actuais e de pertinência científica no âmbito do Serviço Social e da Intervenção Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. As edições são organizadas por temáticas ou com temas diversos, de interesse profissional e académico, previamente definidos pela direcção da revista.
  • Os trabalhos propostos para publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outra revista, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.
  • Todos os direitos editoriais são reservados para a revista "Intervenção Social" e nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, plagiada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da direcção da revista, de acordo com a lei de direitos autorais vigentes em Portugal.
  • Quanto ao processo de apresentação de artigos, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar e enviar a declaração de responsabilidade e a transferência de direitos autorais (modelos integrados nas normas de apresentação de trabalhos para publicação).
  • Os trabalhos submetidos para publicação serão analisados por pares (dois por artigo), Membros do Conselho Científico Nacional ou membros do Conselho Cientifico Internacional, os quais arbitrarão sobre a pertinência, ou não, da sua aceitação, podendo sugerir aos autores reformulações ou adaptações. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. A apreciação das propostas terá em conta o rigor, a clareza e precisão quanto à produção científica, redacção e conteúdo e a probidade ético-teórica. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da direcção da revista, com base no programa editorial. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após a avaliação e aceitação final. A direcção assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo da sua participação, permitindo liberdade para apreciações e avaliações.
  • Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiências práticas, que envolverem sujeitos humanos terão a sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da secção metodologia do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revista em 1983).
  • Excepcionalmente, serão aceites trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo director da publicação onde o trabalho tenha sido originalmente publicado.
  • A revista "Intervenção Social" publica trabalhos nos idiomas português, espanhol, francês e inglês.
  • As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exactidão, adequação e procedência das citações e referências, são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não reflectindo necessariamente a posição da direcção da revista.
  • A apresentação de propostas de publicação implicará a aceitação, por parte do(s) autor(es), das normas da revista.
  • A revista "Intervenção Social" não remunera o(s) autor(es) pela publicação dos seus trabalhos, enviando-lhes porém um exemplar da edição com o seu texto publicado.

Normas para apresentação dos trabalhos

  • Os trabalhos deverão estar adequados à respectiva edição, podendo ser estudos ou resultados de pesquisas aplicadas, teóricas, experiências da prática profissional, ensaios, resenhas, entrevistas, notas prévias, comunicações e apresentação de programas ou linhas de investigação inovadoras.
  • Notas prévias devem ter, no máximo, duas páginas; resenhas, quatro páginas. Comunicações, no máximo, oito páginas. Os trabalhos em formato de artigo deverão ter, no máximo, quinze páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotografias e referências (se forem utilizadas fotografias com pessoas, mesmo não identificadas, devem vir acompanhadas da permissão por escrito das pessoas fotografadas; para utilização de fotografias com crianças ou jovens, deve ser respeitada a legislação vigente).
  • Figuras, tabelas e fotografias com boa definição, devendo ser entregue o original, com cabeçalho (se for o caso) e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e apresentar a autorização para reprodução.
  • Os trabalhos deverão respeitar as normas gramaticais em vigor.
  • O(s) auto(res) deve(m) enviar por correio ou correio electrónico: (1) carta de apresentação do trabalho a publicar; (2) declaração de responsabilidade; (3) transferência de direitos de autor.
  • Os trabalhos podem ser enviados por correio electrónico, como anexo.
  • Deve ser utilizado o editor Word for Windows, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, página tamanho A-4, espaço de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm. A partir do 2.º parágrafo em cada ponto ou subponto do texto deve obedecer à indexação de 1.ª linha de 1.25 cm.

Autorização de apresentação

  • Nome completo do(s) autor(es), habilitações académicas, cargos e nome da instituição à qual está(ão) vinculado(s), morada domiciliária completa, telefone e e-mail, em folha separada do texto do artigo.
  • Título e resumo no idioma do respectivo artigo:
    • O título deve ter, no máximo, 12 palavras;
    • O resumo deve ter aproximadamente 140/150 palavras e com três a cinco palavras-chave, descritivas do conteúdo do trabalho. O resumo deve ser informativo;
    • Título, resumo e palavras-chave em português e noutra língua de edição da revista (inglês).

Citações e referências (bibliografia)

  • Citações, conforme o ISO 690, que, para a revista "Intervenção Social", foi sistematizada da seguinte forma: as citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de autor-data.
  • Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto. Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.
  • Nome do autor da obra, para os dois casos atrás referidos:

1. No conteúdo do texto (caligrafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Ferreira (2005, p. 23), "O conhecimento académico [...]";

2. Entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: "O conhecimento académico [...]" (Ferreira, 2005, p. 23).

  • Referências, conforme a ISO 690, no sistema autor-data somente dos documentos efectivamente citados no trabalho.
  • Para fins de sistematização da revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.

Exemplos de referências

  • Livros: sobrenome do autor, iniciais (Ano) - Título do livro sublinhado. Local de publicação : Editora. Exemplos: Ferreira, Jorge M.L. (2011) - Serviço Social e modelos de bem-estar para a infância. Modus operandi do assistente social na promoção da protecção à criança e à família. Lisboa : Ed Quid Juris.
  • Revistas: sobrenome do autor, iniciais (Ano) - Título do artigo. Nome da revista em itálico, número ou volume (número) páginas que compõem o artigo dentro da revista. Exemplos: Ferreira, Jorge M.L. (2010) - Sistema de protecção à infância em Portugal – Uma área de intervenção e estudo do Serviço Social. Revista Katálysis. "Serviço social e pobreza". Volume 13, n.º 2 – Julho / Dezembro 2010. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Editora UFSC. Brasil.
  • Capítulos de livros: sobrenome do autor, iniciais (Ano) - Título do capítulo sobrenome do autor. O editor / coordenador / a do livro. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, páginas que compõem o capítulo do livro. Exemplos: García,F. Tomás; Parra, A. António (2002). Gestión de los processos de información y comunicación. García ; Parra (coords) - Servicios sociales : Dirección, gestión y planificación. Madrid : Alianza Editorial, p. 147–167.

Referências em formato electrónico

  • Documentos electrónicos: autor (data de publicação) - Título [tipo de suporte]. Local da publicação : editor. Disponível: Especifique URL [data de acesso]. Exemplos: Comissão das Comunidades Europeias (2000) - Eficiência e equidade [online]. Bruxelas : OPOCE. Disponível em: [acesso 2001 Setembro 20].
  • Artigos em periódicos electrónicos: Autor-data (mostrado na publicação) - Título do artigo. Nome da publicação [tipo de meio], volume, número de páginas ou a localização do artigo. Disponível: Especifique URL [data de acesso]. Exemplos: Marques, P. (2001, Julho). Educação a distância hoje. IRRODL [online], 2.2. Disponível em: http://www.irrodl.org/content/v2.1/marques.pdf [acesso Junho de 2002 5]. Lei nº 147/99 de 1 de Setembro. Disponível em: http://www.cncjr.pt [consulta:5/07/2011].

Tipos de textos

  • Editorial: apresenta comentário crítico e aprofundado, preparado pelos editores e/ou por investigadores de amplo conhecimento sobre o assunto abordado.
  • Artigos:
    • Construção teórica: deverão conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresentam temas sustentados em paradigmas teóricos, abordagens metodológicas e discutem questões ético-políticas que contribuem para formular novas hipóteses e novos caminhos de estudo e investigação.
    • Estudos aplicados: textos originais que apresentam resultados obtidos em determinado problema apresentando as referências teóricos metodológicas utilizadas. São contribuições destinadas a divulgar resultados inéditos de natureza empírica, experimental, constituindo trabalhos completos, contendo informações relevantes para o Ensino e a prática profissional. Devem apresentar a seguinte ordem: introdução, método (sujeitos, material, procedimentos) resultados e discussão.
    • Apresentação de experiências profissionais e ou de boas práticas: apresentam estudos de caso com análise de implicações conceptuais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, descrevendo o quadro metodológico apropriado e de interesse para a intervenção do profissional em diferentes áreas.
    • Opinião: consistem em textos de opinião e/ou análise que possam contribuir para a reflexão e o aprofundamento de questões relacionadas ao tema desenvolvido na edição.
  • Resenhas: revisão crítica de livros recém-publicados, orientando o leitor quanto às suas características e potencialidades. Devem ser breves, elaboradas por especialistas da área, constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra (12 a 15 páginas).
  • Comunicações em reuniões científicas: textos apresentados em eventos científicos que constituam mais-valia para o conhecimento da temática tratada. Divulgação/ Informação: espaço destinado à divulgação de publicações, realizações de eventos, programas inovadores, formação pós-graduada.
  • Produção de conhecimento: espaço destinado à divulgação de teses e dissertações de Doutoramento e Mestrado realizadas. Devem conter: o tema, tipo de estudo; objectivos; metodologia e apresentação síntese do autor. Limite de 4 páginas, ou seja:
    • Título em português, francês, inglês e espanhol;
    • Nome completo do autor, habilitações académicas, cargo e instituição à qual está vinculado;
    • Nome do orientador;
    • Endereço completo, telefone, fax e e-mail.

Modelo de Declaração de Responsabilidade (deve ser assinada por todos os autores)

  • Título:
  • Autor(es):
  • Certifico que participei na concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto a sua publicação estiver sendo a ser analisada pela revista "Intervenção Social", quer sejam no formato impresso ou electrónico.
  • Assinatura:
  • Data:

Modelo de Termo de Transferência de Direitos de Autor (deve ser assinado por todos os autores)

  • Título:
  • Autor(es):
  • O autor abaixo-assinado transfere todos os direitos de autor do artigo para a revista "Intervenção Social", sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou electrónica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à revista.
  • Assinatura:
  • Data: